Número total de visualizações de páginas

sábado, 8 de abril de 2017

Em pleno 7 de Abril, Manuel de Araújo é agredido


Num desentendimento entre a Força de Intervenção Rápida e Munícipes de Quelimane, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Manuel de Araújo, foi agressivamente abordado pela Força de Intervenção Rápida (FIR) quando se dirigia aos agentes da polícia no sentido de evitar confusão em plena comemoração no dia da mulher moçambicana, na presença do mais alto dirigente da Província da Zambézia, Abdul Razak.

Em causa está o descontentamento de Manuel de Araújo ao ver os munícipes de Quelimane a serem humilhados e mal trados agressivamente pela Força de Intervenção Rápida. Os munícipes ficaram indignados ao ver a polícia a vandalizar a bandeira do MDM, diante de outras que estavam içadas em diferentes pontos na Praça dos Heróis Moçambicanos na cidade de Quelimane, não tendo feito nada contra aquelas bandeiras, pertencentes a OJM e OMM, braços direitos do partido FRELIMO, respectivamente.

Ao que tudo indica, a vandalização foi ordenada pelo Comandante Provincial da PRM na Zambézia, diante de olhar cúmplice, impávido e sereno do senhor Governador da Província da Zambézia, que na altura estava a dirigir as celebrações.

Vendo a evolução da confusão envolvendo munícipes e agentes da PRM, o Comandante Provincial ordenou os seus homens para manter a ordem, tendo estes disparado para o ar, para além de terem agredido fisicamente os munícipes indefesos.

Posto isto, Manuel de Araújo apelou ao comandante que retirasse os seus homens porque se tratava de um dia festivo em que todos devem conviver com harmonia, irmandade e se alegrar pela celebração do dia da heroína de Moçambique, Josina Machel e de outras heroínas anónimas que também lutaram tenazmente contra o colonialismo em diferentes frentes, tais como trabalho forçado e culturas obrigatórias.

Para Manuel de Araújo, o preocupante é ver o seu povo a ser mal tratado pelos agentes da Intervenção Rápida.

Texto: Sérgio Zacarias
Confira o video abaixo:

No Município de Quelimane: A recolha de lixo melhora


Já é notório que nos principais centros de concentração de maiores quantidades de resíduos sólidos, a permanência do lixo tem sido a curto tempo. Facto que foi possível mediante esforços envidados pela edilidade para a aquisição de meios e equipamentos de recolha, além da intensificação do controlo e fiscalização do cumprimento de normas básicas de deposição dos resíduos sólidos.

Segundo Óscar Ferreira, Chefe das Operações do Comando da Policia Municipal, a situação de gestão dos resíduos sólidos nos locais onde a situação era dada como crítica, hoje é tida como controlada. Contudo, o desejado pela edilidade ainda não foi alcançado, havendo necessidade de acrescer medidas para se fazer até as zonas em que os veículos transportadores de contentores de lixo não conseguem transitar.

Como uma das medidas adicionais para garantir que a cidade permaneça limpa, a edilidade pretende alterar o horário do início da recolha dos resíduos sólidos, passando das 08:00h para as 04:00h da manhã, mas não avança a data do início da sua implementação.

Iniciados na última terça-feira, o executivo do Conselho Municipal de Quelimane realiza encontros periódicos para monitorar as actividades planeadas, com enfoque para as actividades na área de saneamento do meio. Durante o primeiro encontro que envolveu Vereadores e Directores de diferentes áreas do Conselho Municipal, foi dada como necessidade primária realizar as actividades tendo em conta a realização do carnaval do brilhante, a ter lugar de 21 a 30 de Abril, período em que a produção de lixo aumenta.

O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Manuel de Araújo,  focalizando-se de forma geral ao saneamento do meio, disse ser necessário que as acções incidam em todos os enfoques. Acrescentou que os principais centros de aglomeração populacional como mercados, escolas e hospitais, deve-se envidar mais esforços para garantir níveis aceitáveis de saneamento, envolvendo os beneficiários do Programa de Acção Social Produtiva em todas acções.

Ligado ao período chuvoso, o saneamento do meio exige maior atenção e criatividade por parte dos gestores municipais para fazer face aos desafios na protecção das águas subterrâneas contra a contaminação através dos resíduos sólidos urbanos.

A mudança em referência, deve-se em parte a utilização 2 novos camiões porta-contentores e cerca de 12 novos contentores que o Conselho Municipal adquiriu ao longo dos meses de Janeiro a Março do corrente ano.

Texto: Sérgio Zacarias

Conteúdo mais lido