Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Manuel de Araújo manda recado à Jorge Marcos (STV)

Quando a montanha pare um rato: Uma caranguejada com chatini e piri piri verde

O dia 7 de Agosto 2017 ficara indelevelmente marcado na minha memoria, como o dia em que tive o raro privilégio, dado aos mortais, de a partir do vidro do caixao, ver in loco a cara putrefacta das hienas que estarão no meu funeral! E que a vida prega-nos cada uma, que nao nos da o privilégio de vermos ou assistirmos in loco ao ultimo espetaculo da nossa passagem terrena - o nosso funeral, por mais ricos ou poderosos sejamos!
Ontem, tive esse raro privilégio, graças a uma partida que preguei aqueles que fingem ser meus amigos de dia e a noite roem-se de raiva, querendo ser eu! Juro pela alma da minha avo que foi o melhor espetaculo da minha vida e como se nao bastasse com direito a maior cobertura jornalística jamais vista e até parangonas  em telejornal: Manuel de Araújo ouvido pela PGR!
Começo pelo início ou pelo fim!
Prefiro começar pelo fim! É mais divertido! "Manuel de Araujo ouvido na PGR" foi o titulo que o meu 'amigo' Jorge Marcos ou alguém da Redacção Central da STV do Grupo Soico, do também meu amigo Daniel David, decidiu dar anotícia sobre a visita de cortesia que fiz ontem a PGR. Isso mesmo apesar, 'MA ouvido pela PGR'   depois de ter mostrado em primeira mão ao amigo Jorge Marcos e outros jornalistas presentes, a carta da PGR a mim dirigida pela PGR aceitando o pedido que eu próprio fizera para ser recebido em visita de cortesia e reciprocidade! Cortesia porque se trata da primeira vez que fazia aquele magestoso edifício da PGR na Zambezia, em edificio emblemático. E escolhi inter alia, o mês de Agosto por ser o mês em que Quelimane celebra as Bodas de Diamante, ou seja, os 75 anos de elevacao de Quelimane a categoria de cidade!
Sei que fora de Maputo, são muito poucos os jornalistas que tenham conhecimentos ou feito o curso de Relacoes Internacionais e Diplomacia ou que tenham poder de compra para ter um dicionario em casa, mas a meu ver nao se justifica tamanha ignorancia, pois hoje nao e preciso ir a uma biblioteca, para consultar o 'pai dos burros'. Ele esta teimosamente instalado nos nossos celulares sob o nome de 'google'! Sera que os meus amigos nao sabem o que e uma 'visita de cortesia'? Saberao o que e reciprocidade? Se fossem ao google, com um simples click, saberiam... mas como a nossa internet so serve para 'fofocas' caimos nas mais simples ratoeiras! ratoeiras alimentads pela cultura dos 'biffes'!
Por onde comeco?
Ha dias, fiquei estupefacto, pela virulência e sensacionalismo barato e quica putrefacto de certos artigos, publicados por certos órgãos de informação sobre a prisao de um amigo! Nao quis acreditar, pois uma das peças menos jornalisticase e mais putrefactas e sem direito ao contraditório fora feita exactamente por um amigo que passava literalmente todos os fins de semana sentado ao lado da vitima, partilhando 'vinhos e quejandos'. Nao que os 'vinhos verdes ou tintos e quejandos' borleados devessem servir de amortecedores da verdade, mas o que esperava desse amigo era que pelo menos respeitasse as minimas regras deontologicas do jornalismo respeitando o direito ao contraditorio ou na impossibilidade deste, de ouvir a outra parte ou ate que no minimo assumisse a presuncao de inocencia, pois o juiz, que eu saiba, ate hoje ainda nao se pronunciou! Mas naquele artigo havia certezas e as sentencas ja tinham sido lancadas, um autentico assassinato de caracter e violação da presunção de inocência! Nao vem aqui a proposito e nem e chamado ao acaso, o indecoroso distanciamento de uma certa entidade no mesmo dia da detenção, sem sequer se ter dado ao trabalho de ouvir o seu antigo representante! Amigos e patrões para quê vos quero?
Não acreditando no que via, decidi 'ensair a minha propria morte e quica desgraca'! Sei que com a morte não se brinca, mas a tentação foi grande  pelo que confesso a prior e penitenciu-me, rogando aos meus amigos e a Deus para que me perdoem por não ter resistido a tamanha tentação!
Urdi um plano que reconheço e considero maquiavélico e quica macabro, e peço desculpas a quem sofreu com isso,começando pela minha esposa. Mas era a unica forma de identificar quem  sao as hienas que nao quero no meu funeral! E estas não se fizeram de rogadas! Estiveram la todinhas, perfiladas e em sentido durante três horas a espera da minha carne! E  cairam na armadilha que nem borboletas tontas! E confesso que em vida não experimentarei melhor espetaculo 'funebre'!


Explico-me!
Ontem, 07 de Agosto de 2017, marquei uma reunião com um grupo de amigos para as 06:30h da manhã para tratar de assuntos que tem a ver com as celebrações dos 75 anos da cidade de Quelimane. Pedi a um dos amigos para que me viesse pegar em casa, deixando como muitas vezes o faco, o carro em casa e a vista de todos. Em Quelimane, para muitos, a presença do carro protocolar domunicípio num local e sinônimo da minhapresença. Logicamente, quando o motorista e o ADC chegaram a casa eu tinha 'evaporado' e como o carro lá estava ficaram a espera que eu saisse de casa, claro, assumindo que lá estava. Convenientemente desliguei os celulares. A sopa estava pronta e quente para ser servida!
Terminada a reunião, e porque havia pedido uma visita de cortesia (1) e reciprocidade (2), em vertude de uma visita feita pelo Pocurador Provincial ao município em Junho de 2017, dirigi-me a PGR. Fui recebido e la decorreu um encontro que terminou, como mandam as regras protocolares em visitas de gênero, com uma visita as instalações do edificio da PGR Provincial.
Nessa altura, pude ver pela janela, que os meus amigos tinham mordido a isca! A adrenalinalá em baixo era tanta que sem pedir permissão dois dos meus melhores amigos, nnão se fizeram de rogados e sem autorização da PGR, galgaram as escadas do edificio, literalmente invadindo propriedade alheia, o primeiro andar da PGR, deCâmara em punho e a filmar! O PGR Provincial teve que educadamente aborda-los e convida-los a retirarem-se imediatamente do local, pois não tinham pedido autorização para filmar dentro das instalações da PGR! Embaracados, os meus amigos obedeceram e ficaram de plantao no atrio do edifício a espera que a visita terminasse!
Terminada a visita, deparei-me com um batalhao de jornalistas de todos orgaos de imprensa localizados em Quelimane, naquele que seria o evento mediático mais coberto dos últimos 6 anos da minha governação! Vi e senti o apetite voraz na cara de muitos, para pouco a pouco ir vislumbrabdo o descredito e o desânimo quando a conferencia de imprensa nao convocada pariu um rato: Afinal de contas, ao contrário das sms's que ja circulavam nas redes sociais da cidade e quica no país, 'MA nao fora chamado para ser ouvido na PGR mas sim estava em visita de cortesia e reciprocidade!
E assim, minhas irmas e meus irmaos, caiu a mascara daqueles que fingem ser meus amigos nas horas de lazer, quando por dentro roem-se de raiva! Foi um espetaculo sureal, curti e vivi cada segundo: Vi o meu proprio funeral, e as caras das hienas esperando pelo sabor acre do meu corpo! Tenham paciência irmaos, ainda há muita água a passar pelo moinho e como disse o meu brother macua, 'o médico disse- me que tenho boa saude e viverei mais 50 anos'! Desta vez ri-me nas vossas caras! Da proxima sera a vossa vez, mas enquanto não chegar a vossa vez, deixem-me curtir este momento impar! Cambada de caranguejos!
Ka ka ka ka ka ka ka ka
Fui!
Um abracomaquiavélico.
MA 

(Assina O Edil de Quelimane)
x

Conteúdo mais lido