Número total de visualizações de páginas

sábado, 2 de dezembro de 2017

Edil de Quelimane entrega equipamento ao 1º de Maio

Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo, fez a entrega oficial de um kit completo de equipamento ao clube 1º de Maio de Quelimane. A cerimônia teve lugar no Salão Nobre do Conselho Municipal nesta sexta-feira (1), momentos antes do início da Sessão da Assembleia Municipal.
A aquisição do equipamento resulta, não só da contribuição do Município de Quelimane, mas também da Mobilift Portugal, uma empresa sedeada em Setúbal.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Maria das Dores, Presidente da Câmara de Setúbal, vista Quelimane

Presidente da Câmara Municipal de Setúbal visita Quelimane no âmbito da geminação entre as as cidades de Setúbal e Quelimane.

x

domingo, 19 de novembro de 2017

Município de Quelimane organiza marcha em memória de Max Love


Já lá se vão  4 anos sem que haja um pronunciamento coerente por parte do Tribunal Judicial de Quelimane no concernente ao processo de Jaime Paulo. Cidadãos e familiares do jovem moçambicano, Jaime Paulo, conhecido nos meandros artísticos por Max-Love clamam por justiça.

Max Love foi baleado em 2013, atingindo-o mortalmente, precisamente a 21 de Novembro por um agente da polícia de protecção de altas individualidades em frente da residência oficial do governador da província da Zambézia, um dia depois do anúncio dos resultados das eleições Municipais que deram a vitória a Manuel de Araújo, candidato à presidência do Conselho Municipal de Quelimane pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), actualmente edil.

Max-Love festejava a vitória do partido do qual fazia parte quando foi mortalmente alvejado.

Fontes seguras afiançam que o processo continua “engavetado” naquela instituição e que passos sólidos ainda não foram dados com vista a apurar a veracidade dos factos e condenação dos possíveis culpados daquele crime tido como homicídio qualificado.

O comunicado enviado à várias estruturas dos governos distrital, provincial e central, refere que a marcha terá início na manhã da próxima terça-feira (21) seguindo a Av. Eduardo Mondlane, com ponto de partida no Jardim dos Namorados, passando pelas avenidas  25 de Junho, Heróis de Libertação Nacional, Josina Machel, Eduardo Mondlane, Samora Machel, Filipe Samuel Magaia, Marginal, 1.º de Julho, Julius Nyerere, 25 de Junho indo terminar na Praça da Paz.

domingo, 10 de setembro de 2017

Quelimanenses pedalam contra o HIV/SIDA

Quelimanenses pedalam contra o HIV/SIDA

Famílias são obrigadas a consumir água dos poços

Em Quelimane: famílias são obrigadas a consumir água dos poços

Em Quelimane: famílias são obrigadas a consumir água dos poços

Rumo aos Bons Sinais: Em Quelimane: famílias são obrigadas a consumir água dos poços

Rumo aos Bons Sinais: Interrupção de abastecimento de água: trabalhos de reposição poderão durar mais tempo.

Rumo aos Bons Sinais: Interrupção de abastecimento de água: trabalhos de reposição poderão durar mais tempo.

Em Quelimane: famílias são obrigadas a consumir água dos poços


Pelo facto de não jorrar água nas torneiras, famílias recorrem aos poços precários.


Em alguns bairros do Município de Quelimane, a falta de água tem feito muitas famílias recorrerem a poços precários nos quintais de casa. O hábito tipicamente rural adoptado pelos moradores da cidade nos últimos 2 dias retrata a estrema necessidade e uma questão de sobrevivência, pois, quase toda a cidade está afectada com a ruptura da rede primária de abastecimento de água sob gestão do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG).

Desde que a tubagem rompeu na passada sexta-feira (8), na Av. Heróis de Libertação Nacional, em frente do Mercado Central, as famílias procuram a todo custo o precioso líquido.

Num momento em que ainda decorrem no local, trabalhos visando a reposição e restabelecimento do abastecimento de água, são descritos os riscos do consumo de água imprópria, como é o caso das doenças diarreicas.

Falando à nossa reportagem, o Director de Saneamento, Água e Energia no Conselho Municipal de Quelimane, Xavier de Sousa, disse que a situação preocupa as autoridades municipais e para dar resposta relativas ao risco que as famílias incorrem ao recorrer aos poços precários, leva se a cabo uma sensibilização para que as mesmas tratem a água antes de consumir para evitar o surto de doenças. 

“Neste momento em que as famílias deparam-se com a situação de escassez de água potável, o apelo é que a água dos poços dever ser tratada com Certeza ou simplesmente ferver a mesma antes de consumir” – realçou.

A nossa reportagem soube no local que hoje, domingo (10), será feito o teste para certificar se a manutenção da tubagem de água está concluída, garantindo ausência de fugas do precioso líquido. 


sábado, 9 de setembro de 2017

Quelimanenses pedalam contra o HIV/SIDA

A Direcção Provincial da Saúde da Zambézia, promoveu neste sábado (9) na cidade de Quelimane, uma corrida de ciclismo visando a promoção do combate ao HIV/SIDA e manutenção da saúde familiar.
Nesta senda, foi realizada a feira de saúde no campo de Chirangano oferecendo serviços de testagem do HIV/SIDA, planeamento familiar, consultas para quem tem problemas de vista, ouvidos, dentes, entre outras análises que culminaram com indicações médicas. Igualmente, foi realizada a feira social cujo objectivo era de angarias produtos de higiene e alimentares, bem como peças de roupa e sapatos, que posteriormente serão doados aos orfanatos, centros de acolhimento e aos munícipes carenciados.
A marcha pelos Direitos Humanos em defesa dos direitos de pessoas portadoras de albinismo foi também um marco importante do evento, que contou com dança, teatro e actuação de músicos locais.
A grande passeata envolveu ciclistas da Associação dos Ciclistas e Motociclistas da Zambézia (ATAMOZ) e decorreu sob o lema “Homem forte e corajoso faz o teste do HIV/SIDA e cuida da saúde,  tendo sido financiada pela Friends Global Health (FGH).  


sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Interrupção de abastecimento de água: trabalhos de reposição poderão durar mais tempo.


Ainda continuam a ser realizados os trabalhos de reposição da tubagem na rede primaria de abastecimento de água localizada em frente do Mercado Central da Cidade de Quelimane, que rompeu na manhã desta sexta-feira (8) deixando todos  os bairros da zona cimento  sem agua durante todo o dia.
Pelos trabalhos que estão a ser realizados no local, tudo indica que a situação poderá prevalecer por mais 24 horas dada a gravidade da situação. 

Na cidade de Quelimane: Esta interrompido o abastecimento de água

Bairros zona cimento na cidade de  Quelimane estão com o abastecimento de água interrompido desde as primeiras horas desta sexta-feira (8) devido a uma avaria registada na rede primária de distribuição  localizada em frente do Mercado Central.

A Av. Heróis de Libertação Nacional ficou parcialmente inundada nas primeiras horas do dia, sendo ainda desconhecidas as reais causas que deram origem do rompimento das condutas para o

 Os técnicos do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Agua, ária de abastecimento de Quelimane encontram-se neste momento no local para a realização de trabalhos de reparação de modo a restabelecer o abastecimento de água.

sábado, 2 de setembro de 2017

BANG ENTERTAINMENT promete um show de arromba.

SHOW DO REENCONTRO:
 A noite deste sábado, a Av. Marginal vai ser palco do REENCONTRO, promovido pela Bang Entretenimento em parceria com o grupo Soico, em comemoração dos 15 anos da rede de televisão STV.
O espectáculo conta com a participação de artistas de peso provenientes de vários quadrantes da musicalidade nacional e pertencentes ao agrupamento BANG ENTRETENIEMTO, um grupo que fez muito sucesso nos anos 2008 e que mesmo dep...ois da separação, os seus membros ainda estão na ribalta produzindo músicas novas, lançando álbuns e promovendo espectáculos musicais de nível nacional e internacional.
Nomes bem conhecidos da música moçambicana como Ziqo, Danny OG, Lizah James, Dama do Bling, Valdemiro José e muitos mais irão desfilar no imponente palco montado ao longo da marginal, na cidade de Quelimane e como e óbvio não faltarão actuações de músicos locais para acompanhar o elenco de luxo que promete proporcionar um espectáculo que ficará para sempre na memória dos seus espectadores.

Manuel de Araujo enaltece o empenho da comunidade muçulumana

O Edil de Quelimane, Manuel de Araújo, na sua mensagem de felicitação da passagem do Eid Mubarak, engrandeceu a comunidade muçulmana pela sua dedicação no resgate da economia moçambicana e da cidade de Quelimane, em particular. Além da economia, destacou a sua contribuição no estabelecimento da paz efetiva.

"Auguramos sucessos neste dia e estamos certos que todos ombro a ombro caminharemos rumo a prosperidade dos Moçambicanos e que o seu tecido social e económico severamente dilacerados pelas guerras e crise económica, se reconstitua e que usufruamos do progresso económico e social da nossa estabilidade politica e macroeconómica" - afirmou o autarca.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Funcionários do CMCQ capacitados sobre a utilização do SIGIU


Decorreu na manhã desta sexta-feira (1), no Salão Nobre do Conselho Municipal de Quelimane (CMCQ), uma capacitação sobre a utilização do Sistema Integrado de Gestão de Informação Urbana (SIGIU) ministrada aos funcionários do Município, nomeadamente, Vereadores, Directores, Chefes dos Postos Administrativos, e Gestores das Vereações

A capacitação visa dotar os funcionários de capacidade técnica e dar a conhecer as vantagens do uso de sistema no processo de gestão, tomada de decisão e constituição de uma base de dados permanente.

O SIGIU está a ser implementado no Município de Quelimane desde 2015 no âmbito do Projecto de Adaptação das Cidades Costeiras às Mudanças Climáticas. O mesmo é um sistema de informação que funciona tomando como centro de busca uma base de dados unificada que facilita a gestão processual a partir do momento em que os dados sobre despachos, emissão de licenças, localização do espaço, etc., são lançados no sistema.

Tem como vantagens o acesso ilimitado da informação, mediante o uso de um telemóvel ou computador que aceda a internet, facilitado assim a elaboração de relatórios e de gráficos. Garante igualmente a segurança das informações, uma vez que validados dos dados, o sistema não permite que os mesmos sejam alterados.

João de Brito, Director do Departamento de Ambiente e Mudanças Climáticas no CMCQ esclareceu que o Conselho Municipal já vem explorando o sistema através da Vereação de Educação, Saúde, Criança, Género e Acção Social (VESCGAS), dai houve a necessidade de alargar o número de utilizadores de modo a harmonizar informações dos demais pelouros do CMCQ e expandir para os postos administrativos e outras vereações.

Actualmente, o SIGIU é usado para o controle das ambulâncias municipais, registo de dados da morgue e dos cemitérios.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Filipe Nyusi efectua visita a Provincia da Zambezia


O Presidente da República, Filipe Nyusi foi recebido na manhã desta quinta-feira na cidade de Quelimane, no âmbito da visita de trabalho de três dias, que efectua a partir hoje (31) à província da Zambézia.
Neste ponto do Pais, o Chefe do Estado escala os distritos de Maganja da Costa, Mocubela, Gurué e Lugela, onde tem agendado reuniões com os Governos locais, bem como com os diversos segmentos da sociedade.
Além de ori...entar comícios, o Filipe Nyusi deverá efectuar visitas a empreendimentos de interesse económico e social, produtores agrícolas de culturas diversas, com destaque para os que se dedicam ao cultivo de arroz, feijões, mandioca e a soja, tidas como culturas de bandeira da província da Zambézia, assim como o pescado para alimentação.
Durante a recepção na manhã de hoje no Aeroporto de Moçambique, em Quelimane, Filipe Nyusi engrandeceu a população da Zambézia pela postura de encorajamento para busca da paz efectiva.
Nesta visita, Nyusi faz-se acompanhar pelos ministros do Interior, Basílio Monteiro; da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane; da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula; pelos vice-ministros da Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva; da Defesa Nacional, Patrício José; do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petersburgo; pela Governadora da província meridional de Gaza, Stela da Graça Zeca, bem como quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

“Reencontro Parte 2” chega em Quelimane neste sábado

Quelimane é tida na opinião de muitos, como sendo a capital da cultura moçambicana por ser uma das cidades do país que mais movimenta pessoas que gostam de música, teatro, dança, carnaval e igualmente conhecida pela sua rica gastronómica e deliciosa.
É nesta vertente que a Bang Entretenimento escolheu Quelimane como a segunda cidade para a realização do concerto “Reencontro Parte 2” no próximo sábado na Av. Marginal, onde vai contar com a participação de todos integrantes da label.
Refira-se que era de se esperar, uma vez que no concerto realizado no campo do Ferroviário da Baixa, na Cidade de Maputo, os artistas vestiam-se de camisetes brancas ilustrando Quelimane.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Mensagem de felicitação do CMCM ao CMCQ





















Carta de Felicitação do Conselho Municipal da Cidade de Maputo por ocasião  de mais um aniversário da Cidade de Quelimane.

Manuel de Araújo manda recado à Jorge Marcos (STV)

Quando a montanha pare um rato: Uma caranguejada com chatini e piri piri verde

O dia 7 de Agosto 2017 ficara indelevelmente marcado na minha memoria, como o dia em que tive o raro privilégio, dado aos mortais, de a partir do vidro do caixao, ver in loco a cara putrefacta das hienas que estarão no meu funeral! E que a vida prega-nos cada uma, que nao nos da o privilégio de vermos ou assistirmos in loco ao ultimo espetaculo da nossa passagem terrena - o nosso funeral, por mais ricos ou poderosos sejamos!
Ontem, tive esse raro privilégio, graças a uma partida que preguei aqueles que fingem ser meus amigos de dia e a noite roem-se de raiva, querendo ser eu! Juro pela alma da minha avo que foi o melhor espetaculo da minha vida e como se nao bastasse com direito a maior cobertura jornalística jamais vista e até parangonas  em telejornal: Manuel de Araújo ouvido pela PGR!
Começo pelo início ou pelo fim!
Prefiro começar pelo fim! É mais divertido! "Manuel de Araujo ouvido na PGR" foi o titulo que o meu 'amigo' Jorge Marcos ou alguém da Redacção Central da STV do Grupo Soico, do também meu amigo Daniel David, decidiu dar anotícia sobre a visita de cortesia que fiz ontem a PGR. Isso mesmo apesar, 'MA ouvido pela PGR'   depois de ter mostrado em primeira mão ao amigo Jorge Marcos e outros jornalistas presentes, a carta da PGR a mim dirigida pela PGR aceitando o pedido que eu próprio fizera para ser recebido em visita de cortesia e reciprocidade! Cortesia porque se trata da primeira vez que fazia aquele magestoso edifício da PGR na Zambezia, em edificio emblemático. E escolhi inter alia, o mês de Agosto por ser o mês em que Quelimane celebra as Bodas de Diamante, ou seja, os 75 anos de elevacao de Quelimane a categoria de cidade!
Sei que fora de Maputo, são muito poucos os jornalistas que tenham conhecimentos ou feito o curso de Relacoes Internacionais e Diplomacia ou que tenham poder de compra para ter um dicionario em casa, mas a meu ver nao se justifica tamanha ignorancia, pois hoje nao e preciso ir a uma biblioteca, para consultar o 'pai dos burros'. Ele esta teimosamente instalado nos nossos celulares sob o nome de 'google'! Sera que os meus amigos nao sabem o que e uma 'visita de cortesia'? Saberao o que e reciprocidade? Se fossem ao google, com um simples click, saberiam... mas como a nossa internet so serve para 'fofocas' caimos nas mais simples ratoeiras! ratoeiras alimentads pela cultura dos 'biffes'!
Por onde comeco?
Ha dias, fiquei estupefacto, pela virulência e sensacionalismo barato e quica putrefacto de certos artigos, publicados por certos órgãos de informação sobre a prisao de um amigo! Nao quis acreditar, pois uma das peças menos jornalisticase e mais putrefactas e sem direito ao contraditório fora feita exactamente por um amigo que passava literalmente todos os fins de semana sentado ao lado da vitima, partilhando 'vinhos e quejandos'. Nao que os 'vinhos verdes ou tintos e quejandos' borleados devessem servir de amortecedores da verdade, mas o que esperava desse amigo era que pelo menos respeitasse as minimas regras deontologicas do jornalismo respeitando o direito ao contraditorio ou na impossibilidade deste, de ouvir a outra parte ou ate que no minimo assumisse a presuncao de inocencia, pois o juiz, que eu saiba, ate hoje ainda nao se pronunciou! Mas naquele artigo havia certezas e as sentencas ja tinham sido lancadas, um autentico assassinato de caracter e violação da presunção de inocência! Nao vem aqui a proposito e nem e chamado ao acaso, o indecoroso distanciamento de uma certa entidade no mesmo dia da detenção, sem sequer se ter dado ao trabalho de ouvir o seu antigo representante! Amigos e patrões para quê vos quero?
Não acreditando no que via, decidi 'ensair a minha propria morte e quica desgraca'! Sei que com a morte não se brinca, mas a tentação foi grande  pelo que confesso a prior e penitenciu-me, rogando aos meus amigos e a Deus para que me perdoem por não ter resistido a tamanha tentação!
Urdi um plano que reconheço e considero maquiavélico e quica macabro, e peço desculpas a quem sofreu com isso,começando pela minha esposa. Mas era a unica forma de identificar quem  sao as hienas que nao quero no meu funeral! E estas não se fizeram de rogadas! Estiveram la todinhas, perfiladas e em sentido durante três horas a espera da minha carne! E  cairam na armadilha que nem borboletas tontas! E confesso que em vida não experimentarei melhor espetaculo 'funebre'!


Explico-me!
Ontem, 07 de Agosto de 2017, marquei uma reunião com um grupo de amigos para as 06:30h da manhã para tratar de assuntos que tem a ver com as celebrações dos 75 anos da cidade de Quelimane. Pedi a um dos amigos para que me viesse pegar em casa, deixando como muitas vezes o faco, o carro em casa e a vista de todos. Em Quelimane, para muitos, a presença do carro protocolar domunicípio num local e sinônimo da minhapresença. Logicamente, quando o motorista e o ADC chegaram a casa eu tinha 'evaporado' e como o carro lá estava ficaram a espera que eu saisse de casa, claro, assumindo que lá estava. Convenientemente desliguei os celulares. A sopa estava pronta e quente para ser servida!
Terminada a reunião, e porque havia pedido uma visita de cortesia (1) e reciprocidade (2), em vertude de uma visita feita pelo Pocurador Provincial ao município em Junho de 2017, dirigi-me a PGR. Fui recebido e la decorreu um encontro que terminou, como mandam as regras protocolares em visitas de gênero, com uma visita as instalações do edificio da PGR Provincial.
Nessa altura, pude ver pela janela, que os meus amigos tinham mordido a isca! A adrenalinalá em baixo era tanta que sem pedir permissão dois dos meus melhores amigos, nnão se fizeram de rogados e sem autorização da PGR, galgaram as escadas do edificio, literalmente invadindo propriedade alheia, o primeiro andar da PGR, deCâmara em punho e a filmar! O PGR Provincial teve que educadamente aborda-los e convida-los a retirarem-se imediatamente do local, pois não tinham pedido autorização para filmar dentro das instalações da PGR! Embaracados, os meus amigos obedeceram e ficaram de plantao no atrio do edifício a espera que a visita terminasse!
Terminada a visita, deparei-me com um batalhao de jornalistas de todos orgaos de imprensa localizados em Quelimane, naquele que seria o evento mediático mais coberto dos últimos 6 anos da minha governação! Vi e senti o apetite voraz na cara de muitos, para pouco a pouco ir vislumbrabdo o descredito e o desânimo quando a conferencia de imprensa nao convocada pariu um rato: Afinal de contas, ao contrário das sms's que ja circulavam nas redes sociais da cidade e quica no país, 'MA nao fora chamado para ser ouvido na PGR mas sim estava em visita de cortesia e reciprocidade!
E assim, minhas irmas e meus irmaos, caiu a mascara daqueles que fingem ser meus amigos nas horas de lazer, quando por dentro roem-se de raiva! Foi um espetaculo sureal, curti e vivi cada segundo: Vi o meu proprio funeral, e as caras das hienas esperando pelo sabor acre do meu corpo! Tenham paciência irmaos, ainda há muita água a passar pelo moinho e como disse o meu brother macua, 'o médico disse- me que tenho boa saude e viverei mais 50 anos'! Desta vez ri-me nas vossas caras! Da proxima sera a vossa vez, mas enquanto não chegar a vossa vez, deixem-me curtir este momento impar! Cambada de caranguejos!
Ka ka ka ka ka ka ka ka
Fui!
Um abracomaquiavélico.
MA 

(Assina O Edil de Quelimane)
x

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Municipio de Quelimane reforça a capacidade de gestão de residuos solidos

No âmbito do fortalecimento da capacidade de gestão de resíduos sólidos, o Município de Quelimane recebeu na última segunda-feira (7), dois camiões porta-contentores, os quais foram entregues esta terça-feira (8) à gestão da Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA). 
Na ocasião, o Edil de Quelimane disse que a aquisição destes meios vai conferir melhor gestão, contudo, a edilidade ainda procura medidas para ultrapassar os desafios impostos.
Manuel de Araújo apontou a falta espaço para a construção de um aterro sanitário condigno como sendo o principal factor que remete o Executivo Municipal numa situação complexa de gestão de resíduos sólidos. Entretanto, espera que o Governo Provincial atribua brevemente o Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) do local identificado. 
Com o recebimento dos dois meios circulantes, a edilidade passa a contar com 5 camiões porta-contentores.


terça-feira, 1 de agosto de 2017

Senso Geral da População e Habitação: Edil de Quelimane apela o envolvimento massivo


O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Manuel de Araújo, mostra-se optimista quanto ao arranque e êxito do processo de recenseamento geral da população e habitação que decorre a escala nacional a partir de hoje, 1 de Agosto , até dia 15.
Garantidas as condições para que o censo decorra sem sobressaltos, Manuel de Araújo apela os moçambicanos, os munícipes de Quelimane em particular, maior envolvimento neste importante processo que contribui para uma melhor condução dos destinos do país, especificamente no que diz respeito à definição de políticas habitacionais e de urbanização, de natalidade, de emprego e de desenvolvimento.
O apelo foi lançado na manhã desta terça-feira (1), no decurso do inquerito realizado pelos recenceadores na sua residencia.
Na recolha de informações, cinco Chefes dos Postos Administrativos vão conduzir e garantir que a realização do censo seja totalmente abrangente em 59 bairros da cidade.
Ao todo são cerca de 840 recenceadores e controladores, com camisetas amarela e azul respecivanmente,  confiados colher dados fiaveis.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Festejos do dia da Cidade de Quelimane


Para comemorar o septuagessimo quinto (75º) aniversário da cidade de Quelimane, o Conselho Municipal  preparou uma programação para os festejos que acontecem de 18 a 27 de Agosto. A programação cultural foi definida durante reunião realizada na última quinta-feira (27) onde o Edil, Manuel de Araújo, presidiu o encontro que contou a presença dos vereadores, chefes dos postos, directores de departamentos e chefes dos gabinetes.
Para da lugar a apresentação das diversidades culturais, foi aprovado o Programa Comemorativo dos 75 Anos da Cidade.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Presidente do Município orienta celeridade na construção de infra-estruturas públicas


O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane orientou na última terça-feira (25), celeridade nas obras que estão em curso no município para permitir que as infra-estruturas estejam concluídas até o início das festividades do dia da cidade (21 de Agosto).
Na visita feita às obras de pavimentação da Av. Dr António Leitão Marques para constatar o nível de execução, Manuel de Araújo, frisou a necessidade de se fazer adenda de vias de escoamento das águas fluviais, na perspectiva de garantir longevidade da infra-estrutura. Também, orientou a retirada de bancas dos vendedores que fazem a comercialização de produtos alimentares ao longo daquela avenida.
A construção da estrada vai conferir nova imagem à área em que milhares de pessoas têm como centro de comercialização mais próximo o mercado do Brandão. Além disso, constitui medida da edilidade para garantir a mobilidade e seguridade no trânsito rodoviário.
No seguimento da visita, o Edil escalou os mercados e as paragens dos autocarros e transportes semicolectivos, onde estão em curso as obras de construção de 7 sanitários públicos.
Foi constatada a evolução das obras de desenvolvimento urbano, que na avaliação técnica estão a 90% de execução.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Municipio de Quelimane: Mais de 40 expositores exibem seus produtos


O Conselho Municipal da Cidade de Quelimane em coordenação com Jovens Empreendedores realizou no último domingo (9) uma feira mista onde mais de 40 expositores (pessoas singulares, associações e instituições) colocam os seus produtos e serviços à disposição dos munícipes.

Foram expostos e vendidos utensílios domésticos, roupas, aparelhos móveis, revistas, entre outros produtos, onde a diversidade gastronómica foi muito destacada.

Segundo o Vereador das Actividade Económicas no Conselho Municipal, a organização de eventos do género visa expandir a parceria com o sector privado para a realização de mais eventos, que no seu entender será muito importante para fomentar o empreendedorismo.
“Precisamos reconstruir o município e gerar progresso. Orientar os empreendedores para desenvolver ideias fortes, criativas e lucrativas. Esta é um dos caminhos que estamos a adoptar para poder tirar proveito de todas ideias inovadoras” - disse. 

A feira decorreu na Praça da Juventude Municipal, em frente da Direcção Provincial de Industria e Comércio da Zambézia.


Veja o video abaixo


quarta-feira, 5 de julho de 2017

Manuel de Araújo participa na Conferência sobre Economias Públias para o Desenvolvimento

O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Manuel de Araújo, participa na conferência sobre economias públicas para o desenvolvimento organizada pelo Instituto Mundial de Pesquisas Económicas para o Desenvolvimento (UNU-WIDER) da Organização das Nações Unidas, em Maputo, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, de 5 a 6 de Julho de 2017.
A conferência surge pela necessidade de aprimorar medidas para garantir melhores êxitos na redução da pobreza, na saúde e nos resultados educacionais em muitos países de baixa renda, bem como encontrar medidas para ultrapassar os desafios de desenvolvimento que permanecem extensivos. Para tal, não podem ser abordados efectivamente sem um sector público que funcione bem, dai que exige a criação de sistemas fiscais que gerem receitas exigidas de maneira equitativa, como a organização de um sistema de prestação de serviços públicos que funcione bem.
No contexto de desenvolvimento, existe também uma necessidade urgente de melhorar o funcionamento do sector público nos países em desenvolvimento, além de que a acção política também deve ser melhor atendida para a análise de dados.
A conferência centra-se nas lições do público moderno e da economia do desenvolvimento, que podem orientar os decisores políticos para reformar sistemas fiscais e de provisão pública, avaliando as evidências atuais sobre os impactos do sector público sobre a economia e o bem-estar dos cidadãos e sobre formas de melhorar as políticas fiscais e gastos públicos.
Um objectivo importante é identificar vias para pesquisa futura. Com esse objectivo, a conferência reunirá cerca de 150 a 200 participantes das comunidades académicas, governamentais e de desenvolvimento de todo o mundo e fornecerá um fórum para discutir pesquisas inovadoras e teóricas empíricas.
O evento consiste em sessões plenárias com palestrantes principais, onde Manuel de Araújo vai dirigir o debate em torno do tema "Governação Local e Descentralização”.
Os tópicos de interesse nesta conferencia incluem os impactos de impostos e transferências sobre o comportamento individual e firme (como emprego, poupança e investimento), evasão fiscal, incluindo evasão fiscal internacional e formas de combatê-los, análise normativa do projecto de políticas fiscais e de gastos, o papel das transferências de dinheiro no alívio da pobreza, os impactos de impostos, transferências e provisão de serviços públicos sobre redução da pobreza, distribuição de renda e bem-estar de forma mais geral, análise de intervenções comportamentais direccionadas para orientar a tomada de decisões dos indivíduos, eficiência e equidade na prestação de serviços públicos, bem como na mobilização de receitas e tributação no sector extractivo (petróleo, gás e mineração).
Conferencia é seguida pelo evento paralelo a realizar-se no dia 7 do mês em curso, o qual centrar-se-á no debate sobre impostos e desenvolvimento, procurando perceber o que se pode aprender com a experiência finlandesa. O seminário é co-organizado pela Embaixada da Finlândia em Maputo, o Ministério da Economia e Finanças, e Autoridade Tributária de Moçambique.


segunda-feira, 3 de julho de 2017

Concurso de Beleza Natural e de Fotografia - Quelimane


Atenção a todos que gostam da fotografia e da beleza natural!

Por ocasião da celebração dos 75 anos da cidade de Quelimane, o Conselho Mnunicipal promove concurso de beleza e de fotografia, cujos vencedores serão anunciados no dia do aniversário da cidade (21 de Agosto).

O concurso já começou, participe!

Veja abaixo os requisitos:



CONCURSO BELEZA NATURAL

A ESCOLHA DA MULHER MAIS BONITA DE QUELIMANE



Por haver tanta beleza natural desfilando pelas ruas da cidade de Quelimane e pelos bairros, o Conselho Municipal convida a todas jovens que se achem lindas a participarem no grande concurso “ BELEZA NATURAL”.

Regras:

1 – Ter idade compreendida entre 17 aos 23 anos

2 - Ter no mínimo 1.60 de altura e um peso que varia entre os 55kg a 65 kg.

3 - Todas as candidatas devem se apresentar na Catedral Antiga junto do rio Bons Sinais, no dia 14 de Julho às 10 horas para a realização do primeiro casting.

Serão escolhidas as 30 jovens mais belas que passarão para a segunda fase de casting.

4 - Na semana seguinte, das 30 candidatas apuradas, irá se escolher as quinze (15) mais bonitas que passarão à fase seguinte.

5 - Das 15 apuradas, serão escolhidas as cinco (5) mais bonitas da cidade.

6 - A final será realizada no dia da cidade (21 Agosto) e o prémio será entregue pelo presidente do Município de Quelimane.



NOTA: As candidatas deverão se apresentar com trajes feitos pelos alfaiates, modistas ou estilistas da nossa cidade.

Os ornamentos de beleza que as candidatas irão usar (brincos, pulseiras e colares), terão de ser de artesanato.

As candidatas terão o voto popular através de SMS e também por um júri especializado (Fotogénica, porte corporal, estética feminina, naturalidade).

O prémio será de 10 mil meticais para a vencedora que será capa da revista e participará em diversos eventos realizados pelo Conselho Municipal.










CONCURSO DA MELHOR FOTOGRAFIA


“UM OLHAR SOBRE A CIDADE”
 
















 
Devido às novas tecnologias móveis e não só, tirar uma foto tornou-se numa prática constante nesta cidade e no mundo.

Dado a esse facto, o Departamento de Cultura do Município criou um concurso da melhor fotografia da cidade de Quelimane. Este concurso fará parte das celebrações dos 75 anos da cidade.



Para participar é extremamente simples:

                                         

1 - Tire as fotos que desejar e escolha cinco (5).

2 - Dirija-se a uma casa de revelação fotográfica e mande-as revelar no tamanho 10x15.

3 – Coloque as 5 fotos já reveladas num envelope.

4 – Coloque o seu nome e o seu contacto e entregue no Departamento de Comunicação e Imagem do Conselho Municipal (Sr. Sérgio Zacarias).


A escolha da melhor foto será anunciada pelo Presidente do Município no dia da cidade (21/Agosto). O prémio será uma máquina fotográfica digital.



Receba as nossas actualizações através do whatsapp, siga as instruções abaixo:

  1. Adicione na sua lista de contactos o número (+258) 848556239;
  2. Inicie uma nova conversa enviando o seguinte código “INICIAR”
De seguida receberá uma mensagem de confirmação.

Adira já!

domingo, 2 de julho de 2017

Manuel de Araujo participa no Fórum Político de Estoril




O Presidente do conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Manuel de Araújo Participou na última segunda-feira (26) no fórum político de Estoril, realizado em Portugal. O evento foi organizado pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Portugal.

O fórum político de Estoril, que evoluiu a partir do encontro internacional de estudos políticos, lançado na Convenção da Arrábida, em 1993, vai comemorar seu 25º aniversário. Também, marca o 20º aniversário do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Portugal, cuja fundação, em 1996/97 foi inspirada nas reuniões da Arrábida.

Para o ano de 2017, o fórum decorre sob o lema "Defendendo a tradição ocidental de liberdade sob a lei", que expressa o compromisso que tem animado tanto o fórum e o Instituto desde a sua criação.

Como sempre, o encontro reúne uma ampla gama de perspectivas políticas, de modo a enfrentar os novos desafios enquanto recorda-se as antigas lições legadas por "Tradição ocidental de liberdade sob a lei."

A participação do Edil no Fórum Político de Estoril é patrocinada pela Universidade Católica de Portugal.






Receba as nossas actualizações através do whatsapp, siga as instruções abaixo:

  1. Adicione na sua lista de contactos o número (+258) 848556239;
  2. Inicie uma nova conversa enviando o seguinte código “INICIAR”
De seguida receberá uma mensagem de confirmação.

Adira já!

quinta-feira, 29 de junho de 2017

CEMD homenageia Manuel de Araújo






O Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) realiza a partir desta quinta-feira (29), com duração de dois dias, o X Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) com objectivo de dar a conhecer a cultura moçambicana no estrangeiro e a presença de autores moçambicanos na diáspora, assim como fortalecer as relações entre autores e especialistas literários moçambicanos e portugueses.
A iniciativa serve igualmente para estudar formas de intercâmbio e de cooperação entre os escritores, poetas e intelectuais moçambicanos na diáspora e os residentes em Moçambique.

Segundo o Presidente do CEMD, Delmar Maia Gonçalves, o programa do encontro reserva a realização de debates e conferências sobre vários temas, destacando-se “Literatura Moçambicana”, “Literaturas Lusófonas”, “Relações Interculturais Lusófonas” Literatura, Criação, Intercâmbio e Lusofonia” e “Universalismo e Encontros com o Mundo”.

Este ano pela primeira vez o CEMD decidiu homenagear com o título VALOR E PRESTÍGIO DO CEMD 2016 o Professor Doutor MANUEL ARAÚJO, pois no ano anterior não houve possibilidade devido a factores de vária ordem - disse Delmar Maia Gonçalves, Presidente do CEMD, para acrescentar que "esta atribuição tem a ver com os esforços, o empenho, a entrega e a seriedade  deste edil de colocar Quelimane na rota internacional e estar a recuperá-la e ao prestígio dessa pequena urbe (já desfrutado no passado). Galardão mais do que justo”.

No mesmo evento s premiado Lívio de Morais como artista plástico do ano, Gisela Ramos Rosa, poeta e escritora do ano, e o músico angolano Waldemar Bastos, como artista internacional do ano. Haverá também um momento de homenagem póstuma ao escritor moçambicano Ascêncio de Freitas.

Houve também um momento de homenagem póstuma ao escritor moçambicano Ascêncio de Freitas.
O vento teve lugar na sede do Circulo de Escritores Moçambicanos na Diáspora em Lisboa, Portugal.


Na Alemanha: Manuel de Araújo defende o estabelecimento de confiança mutua


O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Manuel de Araújo, participou na última terça-feira (27) no congresso internacional sobre novas energias para a África que decorreu em Berlim, na Alemanha.

No encontro, foram discutidas soluções de energia descentralizada que podem contribuir de forma rápida e efectiva para o abastecimento em áreas rurais na África, que também promovem o desenvolvimento económico e geram empregos urgentemente necessários, novas receitas e valor agregado regional.  

O encontro foi aberto pelo Ministro da Economia e Desenvolvimento da Alemanha Dr Gerd Muller e contou com a apresentação da Ministra dos Recursos Minerais e Energia do Uganda, a senhora Irene Mutoni, representantes do GIZ, presidentes de municípios alemães e do Movimento Cooperativo Alemão e representantes da indústria alemã.

Na discussão sobre cooperativas e municípios, parceiros para África, Manuel de Araújo falou dos desafios e potencialidades das Energias renováveis em Moçambique.

Na ocasião, Manuel de Araújo fez saber que Quelimane, bem como a maioria das cidades moçambicanas, obtém electricidade a partir da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e os custos de manutenção da linha são muito elevados.

"Para os municípios, ter investimento em energia é uma forma de desaceleração e paragem de migração da população jovem para as grandes cidades" - disse Manuel de Araújo.

De Araújo considera que a criação de instituições locais de abastecimento de energia depende de conhecimento, tecnologia e de recursos financeiros necessários, dai que defende estabelecimento de confiança com os cidadãos para apoiar as actividades locais.

“Precisamos criar confiança e construir uma parceria a longo prazo, porque este é um problema a longo prazo. Precisamos incluir a África no trem do desenvolvimento sustentável" - disse.

A partilha da experiencia das cooperativas alemãs para a cooperação com os parceiros africanos, o abastecimento descentralizado de energia e a forma como as cooperativas, os municípios e outros actores descentralizados podem se envolver em um esforço conjunto com a África, foram os temas de fundo da conferencia “New Energy for Africa: Co-operative - Descentralized – Renewable

A participação do Edil de Quelimane na reunião de Berlim foi patrocinada pelo Governo Alemão.

Conteúdo mais lido