Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 29 de junho de 2017

CEMD homenageia Manuel de Araújo






O Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) realiza a partir desta quinta-feira (29), com duração de dois dias, o X Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) com objectivo de dar a conhecer a cultura moçambicana no estrangeiro e a presença de autores moçambicanos na diáspora, assim como fortalecer as relações entre autores e especialistas literários moçambicanos e portugueses.
A iniciativa serve igualmente para estudar formas de intercâmbio e de cooperação entre os escritores, poetas e intelectuais moçambicanos na diáspora e os residentes em Moçambique.

Segundo o Presidente do CEMD, Delmar Maia Gonçalves, o programa do encontro reserva a realização de debates e conferências sobre vários temas, destacando-se “Literatura Moçambicana”, “Literaturas Lusófonas”, “Relações Interculturais Lusófonas” Literatura, Criação, Intercâmbio e Lusofonia” e “Universalismo e Encontros com o Mundo”.

Este ano pela primeira vez o CEMD decidiu homenagear com o título VALOR E PRESTÍGIO DO CEMD 2016 o Professor Doutor MANUEL ARAÚJO, pois no ano anterior não houve possibilidade devido a factores de vária ordem - disse Delmar Maia Gonçalves, Presidente do CEMD, para acrescentar que "esta atribuição tem a ver com os esforços, o empenho, a entrega e a seriedade  deste edil de colocar Quelimane na rota internacional e estar a recuperá-la e ao prestígio dessa pequena urbe (já desfrutado no passado). Galardão mais do que justo”.

No mesmo evento s premiado Lívio de Morais como artista plástico do ano, Gisela Ramos Rosa, poeta e escritora do ano, e o músico angolano Waldemar Bastos, como artista internacional do ano. Haverá também um momento de homenagem póstuma ao escritor moçambicano Ascêncio de Freitas.

Houve também um momento de homenagem póstuma ao escritor moçambicano Ascêncio de Freitas.
O vento teve lugar na sede do Circulo de Escritores Moçambicanos na Diáspora em Lisboa, Portugal.


Na Alemanha: Manuel de Araújo defende o estabelecimento de confiança mutua


O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Manuel de Araújo, participou na última terça-feira (27) no congresso internacional sobre novas energias para a África que decorreu em Berlim, na Alemanha.

No encontro, foram discutidas soluções de energia descentralizada que podem contribuir de forma rápida e efectiva para o abastecimento em áreas rurais na África, que também promovem o desenvolvimento económico e geram empregos urgentemente necessários, novas receitas e valor agregado regional.  

O encontro foi aberto pelo Ministro da Economia e Desenvolvimento da Alemanha Dr Gerd Muller e contou com a apresentação da Ministra dos Recursos Minerais e Energia do Uganda, a senhora Irene Mutoni, representantes do GIZ, presidentes de municípios alemães e do Movimento Cooperativo Alemão e representantes da indústria alemã.

Na discussão sobre cooperativas e municípios, parceiros para África, Manuel de Araújo falou dos desafios e potencialidades das Energias renováveis em Moçambique.

Na ocasião, Manuel de Araújo fez saber que Quelimane, bem como a maioria das cidades moçambicanas, obtém electricidade a partir da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e os custos de manutenção da linha são muito elevados.

"Para os municípios, ter investimento em energia é uma forma de desaceleração e paragem de migração da população jovem para as grandes cidades" - disse Manuel de Araújo.

De Araújo considera que a criação de instituições locais de abastecimento de energia depende de conhecimento, tecnologia e de recursos financeiros necessários, dai que defende estabelecimento de confiança com os cidadãos para apoiar as actividades locais.

“Precisamos criar confiança e construir uma parceria a longo prazo, porque este é um problema a longo prazo. Precisamos incluir a África no trem do desenvolvimento sustentável" - disse.

A partilha da experiencia das cooperativas alemãs para a cooperação com os parceiros africanos, o abastecimento descentralizado de energia e a forma como as cooperativas, os municípios e outros actores descentralizados podem se envolver em um esforço conjunto com a África, foram os temas de fundo da conferencia “New Energy for Africa: Co-operative - Descentralized – Renewable

A participação do Edil de Quelimane na reunião de Berlim foi patrocinada pelo Governo Alemão.

Conteúdo mais lido